O transplante capilar é uma realidade para homens e mulheres, se você é homem e tem interesse em saber como funciona o transplante de barba, preparamos este pequeno guia para orientá-lo, primeiramente, quando for pesquisar uma clínica para tratamento, verifique se há um dermatologista e um anestesista.
O que é o transplante de barba?
Se refere a um procedimento que permite a restauração do pêlo, em áreas onde costuma ser delgado ou ausente, atualmente, com a medicina avançada, é possível aplicar esta técnica em todas as regiões da barba, veja abaixo:
- Cavanhaque;
- Bigode;
- Bochechas;
- Costeletas.
Há alguns fatores que contribuem para a perda da barba, os fatores mais comuns são: genética, depilação a laser, eletrólise, cirurgia, queimaduras, os pacientes podem solicitar o transplante de barba por vários motivos, sendo que os mais comuns são: preenchimento menor, cobertura de área limitada, etc.
Os dermatologistas também podem realizar este transplante, com o objetivo de cobrir uma cicatriz de acne ou acidente de trânsito, por exemplo, é importante que sejam solicitados exames para que o médico possa averiguar se o paciente está apto para a realização desse transplante.
Como funciona o transplante de barba?
É indicado a anestesia local, com sedação ou não, de acordo com a orientação da equipe médica, para o transplante os médicos utilizam os pêlos das regiões da nuca e da área submandibular, as unidades foliculares são então extraídas.
Este é um transplante que não produz cicatriz linear, apenas uma marca puntiforme, as microlâminas especiais ajudam a fazer pequenas aberturas onde existem falhas, proporcionando uma correção perfeita e natural, é importante destacar que, os médicos podem escolher vários métodos para remoção das unidades foliculares, confira:
Follicular Unit Extraction (FUE)
A técnica popularmente chamada de FUE, utiliza a Punch que é uma ferramenta cilíndrica, que pode retirar fio a fio, através de micropunturas, assim, os médicos não precisam fazer nem cortes e nem suturas, o pós-operatório para o paciente será mais tranquilo.
Follicular Unit Transplantation (FUT)
Aqui, é realizado uma incisão nuclear na área do couro cabeludo, deve ser removido uma faixa de pele onde ainda há unidade folicular, neste caso, os médicos devem utilizar a sutura, as unidades foliculares são separadas graças a ajuda de um microscópio.
Follicular Unit Extraction (Robotic FUE)
Os médicos necessitam do auxílio de um robô para escanear o couro cabeludo, é detectado os melhores fios para a remoção e implantação, o transplante é otimizado sem deixar nenhuma cicatriz.
Este é um procedimento definitivo, os resultados podem ser melhor percebidos após o 3º mês, a recuperação é rápida, ou seja, os pacientes podem voltar para as suas atividades normais em até 48 horas, evite o uso do barbeador nas duas primeiras semanas.
As casquinhas se formam na maioria dos procedimentos estéticos atuais, por isso, os médicos recomendam que as casquinhas devem ser removidas naturalmente em até 10 dias, para aliviar o desconforto, é possível que os médicos receitem analgésicos.
Qual é o médico responsável por este tipo de transplante?
Os dermatologistas juntamente com os cirurgiões-plásticos podem fazer este tipo de transplante, é necessário que estes profissionais passam por um treinamento específico para transplante capilar, o médico não pode fazer este procedimento sozinho, já que há necessidade de aplicar anestesia, é importante contar com uma equipe médica.
Você deve confirmar também, se o cirurgião apresenta os seguintes registros: SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) ou SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e ABCRC ( Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar).
Para comprovar a inscrição nestes órgãos, os pacientes podem entrar no site da ABCRC, a Cirurgia Plástica Brasileira é considerada uma das melhores do mundo, em todo o país temos os melhores profissionais, alguns deles encontram-se na AC Clínica.
Para a realização de transplante de pêlos e cabelos, a área responsável é a Tricologia, esta área também trata doenças relacionadas aos pêlos, determinadas doenças como alopecia androgenética, podem ser tratadas, ajudando a restaurar a autoestima dos pacientes.
Cuidados pós-transplante
Para que os resultados sejam satisfatórios é importante que os pacientes tenham cuidado e sigam as orientações da equipe médica, além de não utilizar o barbeador, outros cuidados também são primordiais, neste período, você deve evitar: sol, piscina, exercícios físicos pesados, etc.
Peça receita de cremes que ajudam a manter a pele hidratada para o dermatologista, após o primeiro mês depois do transplante, vale lembrar que esta é uma técnica segura e não invasiva, no entanto, exige sim uma avaliação com a equipe responsável.
Antes de prosseguir com o transplante, converse abertamente com o médico que deverá realizar este procedimento, para que ele possa esclarecer todas as suas dúvidas, é importante que você se sinta seguro para a realização desse procedimento, se necessário, peça para que o médico mostre resultados anteriores de outros pacientes.
Há alguma contra-indicação?
Pacientes que possuem doenças autoimunes, já fazem uso de algum medicamento controlado, ou apresentam doenças como diabetes, pressão alta e hipertensão, devem ser acompanhadas e avaliadas pelos médicos, somente com sua aprovação é que o transplante pode ser feito.
É fundamental que os médicos peçam uma lista completa de exames, para confirmar a situação da saúde do paciente, caso haja algum impedimento, não é possível fazer o transplante. Não omita informações sobre sua saúde ao médico, se possível leve os exames mais recentes no dia que for realizar a avaliação para o transplante.
Assim, quando o médico passar as informações sobre como funciona o transplante de barba, as suas dúvidas já podem ser esclarecidas e a saúde é checada, também é primordial você fazer uma visita para conhecer a clínica, verificar os equipamentos que são utilizados e as instalações, se estão bem higienizadas, etc.
Pesquise sobre os registros da clínica, consulte sobre as opiniões dos pacientes em redes sociais ou em sites como o Reclame Aqui, assim, é possível confirmar sobre a qualidade dos serviços prestados.
Conclusão
Nós da AC Clínica atuamos com serviços de nutrição, capilar, plástica, estética, entre outros, nossos médicos são especialistas e experientes em sua área de atuação, nossa missão é de recuperar a autoestima de nossos pacientes, proporcionando qualidade de vida e bem-estar.
Se você é homem e tem problemas com o crescimento de sua barba, e quer saber como funciona o transplante de barba, agende sua consulta e converse com nossa equipe.
The post Transplante de barba – saiba como funciona! appeared first on AC Clínica | Cirurgia Plástica Brasilia DF - Estética, Implantes, Nutrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário