quarta-feira, 20 de julho de 2022

Peeling químico – o que é? Benefícios e cuidados!

É um tratamento muito popular que é utilizado para a remoção de manchas e linhas de expressão, também deve estimular a formação de colágeno, reduzindo com isso, a oleosidade da pele, abaixo, mostraremos com mais detalhes o que é peeling e quais são seus benefícios para a nossa pele. 

O que é peeling

O que é peeling?

Traduzido para o inglês, a palavra peeling quer dizer descamar ou descascar, este é um método seguro e eficiente que está se tornando popular em todo o território brasileiro, por não ser um tratamento invasivo, é utilizado para o combate de  rugas, manchas, marcas de expressão, cicatrizes de acne. 

Se você tem problema com perda de elasticidade, sinais de envelhecimento precoce, este tratamento pode devolver a vitalidade de sua pele, é importante escolher por um bom profissional que tenha experiência e que saiba utilizar os equipamentos e aplicar corretamente as técnicas.

É necessário que a clínica responsável pelo tratamento tenha pelo menos um dermatologista com registro na Sociedade Brasileira de Dermatologia, no Brasil, podemos encontrar o peeling físico ou químico, apenas o médico deve escolher qual é a melhor opção para cada situação, após realizar exames para confirmar a saúde do paciente. 

O peeling químico é utilizado por homens e mulheres que estão na faixa dos 40 a 60 anos, que desejam ter uma pele mais saudável, ajudando a manter  textura, elasticidade e corrigir imperfeições. 

Benefícios do peeling

São muitos os benefícios que o peeling proporciona para a saúde de nossa pele, abaixo, separamos alguns desses benefícios para que você possa conhecer, confira:

Diminui a oleosidade 

Algumas pessoas apresentam problemas com oleosidade, que nenhum creme consegue combater, a zona T é a mais comum, com o peeling este transtorno é reduzido de maneira significativa, alguns peelings são indicados para a pele oleosa, por exemplo, Peeling de ácido salicílico, Peeling de ácido retinóico, Peeling de ácido glicólico, etc. 

Ajuda no clareamento de sardas, manchas, melasma

Com o passar dos anos, algumas pessoas podem desenvolver problemas como melasma e manchas na pele, a má alimentação e o excesso de sol, podem ser as principais causas, o peeling pode minimizar este problema na pele. 

Atua na prevenção de espinhas  

O peeling químico e a laser ajudam a esfoliar a pele, junto com este tratamento, é conveniente utilizar cremes tópicos com retinol e tretinoína, pois este creme tem a função de impedir a formação de cistos na pele, muitas pessoas recorrem ao peeling porque em casos mais sérios nem sempre os cremes trazem bom resultado.

Tratamento de estrias 

Se você está pesquisando sobre o que é peeling, certamente já deve ter ouvido dizer que é um tratamento eficaz para reduzir de maneira drástica as estrias, os ácidos que são utilizados para o tratamento de estrias são: ácidos e esfoliantes como o ácido glicólico, há uma remoção da camada superficial da pele, que permite a regeneração. 

Para que serve?

O peeling pode ser utilizado para eliminar rugas, manchas na pele, é possível aplicar vários ativos na pele, por exemplo, ácido glicólico, salicílico e retinóico, com o peeling, os dermatologistas conseguem tratar as camadas mais profundas de nossa pele.

É recomendado a sua aplicação no inverno, a camada superficial da pele é removida deixando-a mais sensível, neste momento é imprescindível evitar o contato com o sol, no inverno a incidência de raios solares é menor, o que torna o tratamento menos cansativo.

O peeling é também eficaz para inibir sinais que são provocados por bebidas, estresse, fumo, sol e trabalho, em todas as clínicas de estética é mais comum realizar o peeling no rosto, no entanto, o tratamento pode ser aplicado em outras áreas do corpo para tratar estrias, envelhecimento precoce, etc. 

Como funciona o peeling químico? 

Pode ser executado com o auxílio de substâncias químicas, por exemplo, ácidos glicólico, retinoico, salicílico e tricloroacético, é através desses ativos, que a camada da pele pode ser removida, melhorando com isso a nossa aparência. 

Podemos fazer o peeling químico de modo superficial, médio e profundo, abaixo, mostraremos para que serve cada um deles:

Peeling superficial –  atinge a camada mais externa, que conhecemos como derme, é extremamente útil para tratar manchas e melasma e prevenir cravos e espinhas. 

Peeling médio –  É utilizado no tratamento de acnes, pois alcança a parte intermediária de nossa pele, é ideal para pele mais madura. 

Peeling profundo – Deve ser realizado em clínicas médicas, com o acompanhamento de um médico especialista, por ser profundo, é necessário a aplicação de uma anestesia. 

Cuidados pós-procedimento

O que é peeling

Depois de concluir as sessões de peeling, é importante que você siga as instruções de seu médico, não esqueça do protetor solar fator 30, pelo menos, para agilizar a sua recuperação, veja as recomendações abaixo:

 

  • Os cremes e pomadas devem ser recomendados pelo médico;
  • Evite depilar a região do peeling, por 10 dias pelo menos;
  • Não utilize antissépticos bucais e cremes dentais com flúor, devido a uma sensibilidade na região da boca;
  • Evite o uso de loções a base de ácido salicílico e cremes compostos a base de ácidos ou vitamina K;
  • Cuidado com banhos quentes e demorados.

 

Embora não haja indícios de reações negativas, é necessário ter cautela com relação às contra-indicações, quando pesquisar sobre o que é peeling, é importante saber que, pacientes com problemas como: medicamentos imunossupressores, com doenças metabólicas, cardíacas, renais ou hepáticas, devem evitar o procedimento. 

É importante que os médicos solicitem exames, para certificar que realmente o paciente está aprovado(a) para a realização dos procedimentos, é também necessário que os pacientes não omitem informações  sobre sua saúde e alergia a determinadas substâncias ou medicamentos. 

Quando bem cuidado, o peeling pode apresentar bons resultados logo nas primeiras semanas, por isso, fique atento com as recomendações médicas. 

Conclusão 

Agora que você sabe o que é peeling, para que seu tratamento traga os melhores resultados, é importante escolher uma boa clínica, que conta com especialistas como: dermatologistas, anestesistas e cirurgiões. 

Nós da AC Clínica temos os melhores profissionais do Brasil, já recuperamos a autoestima de vários pacientes desde 2009. 

Portanto, agende sua consulta agora mesmo, vem conferir nossas instalações e conheça nossos profissionais!

The post Peeling químico – o que é? Benefícios e cuidados! appeared first on AC Clínica | Cirurgia Plástica Brasilia DF - Estética, Implantes, Nutrição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preciso fazer dieta pós cirurgia plástica?

Decidir fazer dieta após cirurgia plástica é fundamental, desde que seja realizada com orientação médica e de um bom nutricionista. Esse ...